Cote Tour

Porto Seguro é uma estância turística costeira no estado brasileiro da Bahia. Possui aproximadamente 90 quilômetros de praias tropicais, incluindo a popular Praia de Taperapuãn. A cidade é também conhecida pela vibrante vida noturna, centrada no passeio repleto de bares, Passarela do Álcool. Durante a altura do Carnaval, artistas com trajes extravagantes e desfiles de músicos de samba ajudam a criar uma festa de rua de arromba.

CIDADE HISTÓRICA DE PORTO SEGURO: AS ATRAÇÕES DO CENTRO HISTÓRICO

Cidade Histórica de Porto Seguro, que fica no Centro Histórico da cidade baiana, guarda até hoje heranças dos tempos em que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Pequeno e fácil de ser conhecido a pé, o local guarda um casario colonial preservado, igrejas e museus.

Por estar no alto de uma colina, a vista é uma das mais privilegiadas da região, de frente pro mar. Veja as principais atrações da Cidade Histórica, localizada na Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) é um dos pontos de partida para quem visita a Cidade Histórica de Porto Seguro (também chamada de Cidade Alta). Ele foi trazido de Portugal na época do descobrimento, mas há muitas histórias em torno de sua origem. É como uma certidão de nascimento do Brasil.

No entorno da Praça Pero Campos de Tourinho ficam importantes prédios que deram origem à cidade fundada em 1534. Em frente ao Marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro. Como contaremos mais abaixo, todos os anos, perto do dia 22 de abril, acontece a Semana do Descobrimento e esse ano a igreja ganhou uma incrível projeção contando a história da região.

Ao lado fica a antiga câmara e cadeia onde hoje funciona o Museu do Descobrimento. Dente as peças em exposição, há um pouco da cultura indígena e instrumentos usados pelos portugueses para navegação.

Seguindo por trás do museu chega-se à Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, que raramente abre, só em datas especiais e sem aviso prévio. Isso por conta do seu rico acervo sacro e o risco de roubos. Ali perto fica o Farol de Porto Seguro, com uma linda vista do mar e da cidade moderna. Assim como na Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador, aqui já virou costume que os turistas amarrem suas fitinhas. Traga as suas.

De volta à praça, siga pela charmosa ruazinha de casas coloridas e históricas onde hoje funcionam lojinhas de artesanato e centros culturais. Uma pena é que à noite praticamente todas estão fechadas, pois a iluminação da Cidade Histórica é bem bonita.

No fim da rua chega-se à Igreja de São Benedito, construída pelos Jesuítas. Ao lado ficam as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil.

Como deu pra ver o passeio pela Cidade Histórica de Porto Seguro é rápido, mas vale pela importância histórica e beleza do lugar. Dá pra visitar em tours em grupo e com guias ou por conta própria.

SEMANA DO DESCOBRIMENTO

Já há alguns anos, na semana do dia 22 de abril, data do descobrimento do Brasil, a Cidade Histórica se transforma num grande palco de manifestações culturais e artísticas. Estivemos lá em 2017. Além das apresentações num palco montado na praça principal e barraquinhas com comidas típicas, a grande atração foi a projeção feita da Igreja de Nossa Senhora da Pena.

Em parceria com a TAIPE TURISMO RECEPTIVO de Porto Seguro BA, preparamos esse vídeo para você!

O que fazer em Trancoso? Um dos mais famosos distritos de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia e um dos melhores destinos do Estado, Trancoso se destaca não somente por causa de suas praias.

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo.

No dia 20 de janeiro de cada ano, é celebrada a Festa de São Sebastião, muito popular, onde toda a população nativa, além de turistas, participam. No dia da festa, os homens transportam um mastro de madeira com mais de metros de altura, encimado com a bandeira de São Sebastião, substituindo a do ano anterior.

Todo mundo já conheceu ou ouviu falar do Quadrado, uma das praças mais charmosas do Brasil (que na verdade é um grande retângulo, com suas casas coloridas e sua simpática igreja).

Circular pelas casas, conhecer a sua história ou entrar em cada uma delas (transformadas em lojas, restaurantes ou centros culturais) é um deleite.

Mas também é inegável que o combo não estaria completo se as praias de Trancoso não fossem maravilhosas. Algumas delas estão localizadas a uma curta caminhada do Quadrado.

Nesse post, você vai saber tudo sobre nosso roteiro de viagem em Trancoso, com informações do que fazer, restaurantes, barracas de praia e outras dicas de como aproveitar o melhor de um dos destinos mais charmosos do Brasil.

Além da ótima infraestrutura e do charme do Quadrado, Trancoso acabou também ficando conhecida por ser o destinos dos famosos. Elba Ramalho vive no lugar desde a década de 80 e tem um projeto, o Elba Convida.

Em parceria com a TAIPE TURISMO RECEPTIVO de Porto Seguro BA, preparamos esse vídeo para você!

HISTORIA DE ARRAIAL D’AJUDA.

O Santuário do Arraial d’Ajuda no Sul da Bahia é considerado o mais antigo santuário católico do Brasil, cuja romaria acontece todos os anos a partir de 6 de agosto, com o ápice da festa em homenagem à santa padroeira do Arraial d’Ajuda no dia 15 de agosto. Romeiros de todo o Brasil se manifestam na cidade em ato de fé e tradição.

A igreja de Nossa Senhora d’Ajuda foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que chegaram nas belas praias do Sul da Bahia em 1549, com suas 03 naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que viriam mais tarde a ser os nomes das cidades e de suas primeiras igrejas.

O famoso jesuíta, José de Anchieta, escreveu no início do século XVI sobre o “sonoro brando sussurro da água que milagrosamente jorrou de uma fonte ao pé de uma frondosa árvore, quando o Pe. Francisco Pires celebrava ali o santo sacrifício da missa”.

Varios outros autores da epoca apresentam versões sobre o origem da milagre d’água como:

– Pe. Simão de Vasconcelos que escreve: “Um lenhador, habitante de um rancho calmoso à aureola da costa, subindo certo dia o ápice da montanha, de repente topou surpreso em um calhau; era a milagrosa santinha.

– Uma outra lenda disse: “vendo um irmão um tronco de uma árvore muito grande junto à ermida, pediu a Nossa Senhora o milagre de lhe dar água naquele lugar. Pe. Nóbrega, que estava presente disse: “mais podia a Senhora”. Quando todos foram à missa, no meio do santo sacrifício, arrebentou de súbito um grande jorro de água no lugar assinalado no tronco da árvore, junto ao altar de Nossa Senhora”.

– E mais uma outra lenda diz: “No alto morava um fazendeiro que não gostava de ver passar pelas suas terras, aqueles religiosos, que iam e viam carregando a água. Um dia, não suportando mais a invasão, determinou a proibição dessa passagem. Logo os fiéis não pararam de rezar, a suplicar pelo milagre de uma fonte de água, para seu trabalho, sua sede, o que, num momento, aconteceu em plena hora da missa. E o fazendeiro, arrependido, resignou-se à religião cristã e comungou com os fiéis, unindo-se a eles”.

Praias de Arraial d’Ajuda

Em Arraial d’Ajuda você tem a escolha entre oito lindas e deslumbrantes praias, cada uma com suas características típicas. No norte você pode encontrar as praias mais orientadas para as famílias, mais perto do centro as praias onde os jovens se reúnem dia e noite e as praias desertas do sul são perfeitas para longas caminhadas e desfrutar as belezas da natureza.

Praia Apaga Fogo

Esta primeira praia situada as margens do Rio Buranhém é perfeita para famílias com crianças, devido às águas sempre calmas e piscinas naturais durante a maré baixa. Aqui você pode encontrar muitas opções de esportes náuticos como windsurfe, caiaque e vela.

Praia Araçaipe

Também aqui você encontrará um mar calmo com piscinas naturais protegidas por recifes, perfeito para a prática do mergulho livre. Aqui você pode encontrar muitos hotéis, barracas de praia e restaurantes. Esta praia é ideal para a prática de kitesurf.

Praia dos Pescadores (delegado ou dos nativos)

Esta praia está localizada perto da entrada do Arraial d’Ajuda, onde você pode encontrar águas calmas, com poucas ondas, freqüentadas principalmente por nativos e moradores da vila. Aqui você pode encontrar alguns bares e é o porto para os barcos de pescadores.

Praia Mucugê

Esta praia está localizada próximo ao centro do Arraial d’Ajuda, com areias brancas, águas cristalinas e uma boa estrutura turística. Há muitas barracas de praia que oferecem vários esportes náuticos e cozinha internacional e local. Durante o verão são organizadas muitas festas nessa praia até ao amanhecer.

Praia do Parracho

Esta praia é a mais badalada pelos jovens, aqui você encontra muitas barracas de praia como Uiki Parracho e Cabana Grande, instalações esportivas e restaurantes que servem comida típica e regional. Durante o verão são organizadas as melhores festas das praias do Arraial d’Ajuda.

Praia da Pitinga

Esta bonita praia com falésias multicoloridas oferece muitas barracas de praia e algumas opções de esportes como caiaque e vela. Aqui você pode encontrar ondas médias em maré alta e durante a maré baixa formam-se piscinas naturais. Mais para o sul dessa praia você pode encontrar o início das praias mais preservadas do Arraial d’Ajuda.

Praia do Taípe

Esta praia, na maior parte semi-deserta, com as suas falésias multicoloridas e trechos de mata nativa intocada tem sido um dos cartões postais do Arraial d’Ajuda. Aqui você encontrará a Lagoa Azul que oferece águas refrescantes aos turistas que caminham para a cidade de Trancoso. Alguns trechos dessa praia oferecem ondas para a prática de surfe e body board.

Praia Rio Da Barra

Esta é a última praia antes de surgirem as praias da cidade vizinha, Trancoso. No lado esquerdo se formam ondas poderosas e no lado oposto a foz do rio da barra forma uma enseada com águas tranqüilas, claras e quentes.

Em parceria com a TAIPE TURISMO RECEPTIVO de Porto Seguro BA, preparamos esse vídeo para você!

Passeio em Recife de Fora. Em particular esse passeio é um dos melhores a se fazer em Porto Seguro, e olha que somos apaixonados por cada lugar que de Porto Seguro.

Para fazer o passeio de Recife de Fora deve-se fazer no período da manhã enquanto a maré esta mais baixa e pode aproveitar as piscinas naturais que se formam e antes a agencia verificara com a marinha se no dia vai poder fazer o passeio ou não, pois tudo depende da tabua da maré.

O Parque Marinho Recife de Fora é uma das maiores belezas naturais brasileiras que abriga um recife de coral com mais de 17 mil m². Apesar do recife ser bem grande o guia ambiental que nos levam no passeio delimita uma área de 3% ao qual pode ser pisada e o restante apenas por flutuação para a preservação dos corais e animais que abitam o local.

Durante o passeio que sai do Cais e vai ate o meio do Oceano , o trajeto dura aproximadamente 1 hora, navegando pela orla de Porto Seguro , passando por prais, falésias e pode se avistar os aviões passando por cima de nossas cabeças. Durante o passeio você pode alugar equipamentos como roupas para flutuação, snorkel e cilindro.

Em algumas partes água tem a profundidade de 40 centímetros ate 10 metros de profundidade e mesmo com essa profundidade você consegue avistar, peixes coloridos, rais, tartarugas, estrelas do mar, corais, ouriços e corais. Nas partes mais rasas os fotógrafos jogam ração para que os peixes fiquem a sua volta e possam tirar uma linda foto sua rodeado de peixinhos coloridos.

Recomendamos que levem ou comprem uma capinha a prova d’agua para que possa tirar fotos de baixo da água ou evitar que seu celular fique de recordação no fundo do mar. Os valores do passeio custam na média de 120 + 15 de taxa ambiental.

Dicas para o passeio:
– Reservar com antecedência, pois é limitado a 400 pessoas por dia;
– Passeio tem a duração de 4 á 5 horas;
– Só é possível fazer o passeio em maré baixa, durante o período da manhã e em época de lua cheia ou lua nova;
– Levem snorkel, crocs (Sapato de borracha) ou pé de pato (Se não tiver você consegue alugar na frente do porto pelos ambulantes ou na própria embarcação);
– Deve-se cumprir todas as normas passadas pelos guias, não respeitando o turista sera obrigado a voltar ao barco ate o final do passeio.
– Não é indicado para gestantes;
– Mesmo para quem não sabe nadas , pode aproveitar o passeio , pois tem apoio com barquinhos que te levam ate os corais.

Em parceria com a TAIPE TURISMO RECEPTIVO de Porto Seguro BA, preparamos esse vídeo para você!

O PASSEIO FLUVIAL nós indicaríamos a todos que fossem para Porto Seguro, com certeza. Recomendamos que façam de chalana, o embarque é feito no Cais, pertinho da passarela do álcool os valores variam entre 80 á 100.

As Chalanas são super estruturadas, uma excelente equipe de bordo que anima de mais a galera, com danças, musicas, gincanas, fotógrafos profissionais que fazem as filmagens e fotografias e te levam no hotel á media de preço é de 15 cada foto e 50 a filmagem, como bons Brasileiros sempre negociamos esses valores, há também cafezinho de cortesia , comandante que vai explicando sobre todo o passeio e os lugares por onde vamos passando.

Paradas: As paradas podem sofrem algumas alterações, mas normalmente são

  •  1º Parada: Beira do Manguezal para um famoso e especial banho de lama, dizem que é ótimo para a pele e medicinal, inclusive alguns artistas já se banharam lá e apresentaram em seus programas, enquanto os que se arriscam a descer e tomar o famoso banho rejuvenescedor do nada surge o MONSTRO DA LAMA para animar a galera e assustar aos que não estavam preparados.

Dizem que o banho de lama rejuvenesce 10 anos , iae vai encarar ?

  • 2º Parada:  Ilha de Santo André – Uma praia super tranquila sem ondas nem correnteza (Uma bacia), águas mornas e os visitantes podem inclusive fazer o passeio de caiaque ou tomar um drink e petiscos nas barraquinhas.
  • 3º Parada – Parada para o almoço , sensacional, super agradável (Na maioria das vezes já esta incluso no passeio). O lugar é super aconchegante e reservado exclusivamente para os grupos que chegam com a chalana, tem variações de comida entre peixes, pirão, arroz, galinhada, macarronada, mandioca frita, batata frita, saladas, maionese … tudo self-service. As opções variam e de final é servido um cafezinho super saboroso.
  • 4º Parada – Ilha do Sol ou Paraíso dos Doces. O lugar parece uma chácara e para chegar ate lá passamos por uma passarela sobre o manguezal , avistamos diversos caranguejos ali nos recepcionado … lindos. No local o nome faz jus,rodeado por uma mata linda e bem cuidada.No local tem degustação de diversos doces e bebidas feitos artesanalmente; Cocadas de vários sabores, biju, doces de compotas, doces de leite, doces de diversos tipos, licores, cachaças … Nossa tudo muito bom.Após o passeio voltamos no final da tarde para o porto e o passeio acaba. Dura o dia inteiro. Então deixe um dia só para esse passeio e não vão se arrepender.Em parceria com a TAIPE TURISMO RECEPTIVO de Porto Seguro BA, preparamos esse vídeo para você!

VILA DE CARAÍVA. Pra quem quer procura simplicidade esse é o lugar ideal. Contato com a natureza, essa vila a beira mar, ainda pouco conhecida pelos turistas é o local certo, com a fama de destino rústico, Caraíva tem entrado como um destino procurado pelos turistas que visitam Porto Seguro.

A vila só ganhou energia elétrica nas casas e comércios em 2007, mas com restrições a pedidos dos moradores de que fosse feito tudo por debaixo da terra, para não perder o clima rustico das luzes de vela que é o que da o charme no vilarejo. Suas ruas são todas de areia e não possuem hotéis, apenas pequenas casa hospitaleiras e pousadas simples e também é proibido a entrada de veículos na vila.

Para chegar a Caraíva se deve ir de barco pelo rio Caraíva. Desfrute das praias desertas ou pouco visitas além de poder desfrutar do mar e a praia ao mesmo tempo, pois esta localizado numa ponta, banhada pelo mar de um lado e do rio do outro que encontra-se o rio caraíva.

Recomendamos conhecer:

  •  Praia da Barra, nesta praia tem diversas barraquinhas de palha e bangalôs com cadeiras de praia, mesinhas onde o viajante pode desfrutar de petiscos, refeições e drinks , além de um belo por do sol, nesta praia você pode escolher entre tomar banho de rio ou de mar, alguns moradores oferecem passeios em barcos pelo rio.
  • Praia de Caraíva, uma praia que rodeia todo o centrinho, lá tem alguns quiosques com musica ao vivo e drinks e algumas lojinhas com lembrancinhas, roupas, cangas e tudo que você precisa , simples e completinha. Estando na praia de caraíva olhando do lado direito você vera a Ponto do Carambaú a mais ou menos 10km e do lado esquerdo a ponta da barra.
  • Praia do Satu, uma praia incrível e fica a uns 3km do centro, podendo ir a pé ou de barquinho oferecido pelos moradores da região atravessando o rio, uma praia incrível na maré baixa forma-se piscinas naturais lindas, cabanas super charmosos e rústicas, você também pode tomar banho de água doce na lagoa do Satu.Agora o melhor é as falésias com argila onde os turistas aproveitam para passar na pele, pois além de fazer bem dizem que rejuvenesce … boa ideia , né ?
  • Passeio de buggy ate a ponta de Carumbau, muito divertido atravessando uma longa ponta de areia e quem cuida dos passeios de buggys são os índios , muito gente boa e vai explicando tudo sobre a região, crendices, curiosidades e misticidade do lugar, vale muito a pena.A chegada é na ponta do Rio Carambau onde se tem que atravessar de barco e paga R$ 10 ida e volta (Valor em janeiro de 2020). Na volta os visitantes passam na frente da aldeia dos Pataxó, na reserva indígena vivem hoje cerca de 500 famílias indígenas, o dinheiro vem dos artesanatos vendidos pelos índios. Vale muito conhecer essa cultura e os visitantes são super recebidos.
  • Prainha, fica na outra extremidade do Rio, lá partem passeios de barcos pelo meio dos manguezais ate o encontro do Rio Caraíva. Lindo passeios de se fazer ou o passeio de boia pelo rio , super tranquilo e famoso na região, durante a época do carnaval as boias se tornam uma espécie de trio elétrico.

Passeio pela vila (Centrinho), todas as ruas de areia da praia, lindo … as lojas de artesanatos, a frente das casas e lojas da vila são pintadas com paisagens do céu estrelados, casinhas, … tudo feito por um artista regional chamado Duca.

Em parceria com a TAIPE TURISMO RECEPTIVO de Porto Seguro BA, preparamos esse vídeo para você!

O Rio Buranhém, nome de uma árvore tipica da Bahia e de origem do Tupi Guarani que significa RIO DOCE o rio também é conhecido pelos nomes de Rio dos Peixes ou Rio de Porto Seguro.

O rio tem aproximadamente 150km de extensão, nasce na Pedra do Cachorro em Minas Gerais por 22 km e segue por mais 128km na Bahia ate a sua foz no Oceano Atlântico em Porto Seguro. No manancial á água abastece algumas cidades do extremo sul do estado da Bahia.

O turismo pelo rio buranhém é um incrível passeio pelos visitantes que passam entre manguezais , especies características de transição entre o rio e o oceano, todo o rio é coberto pela Mata Artântica e com olhos atentos durante o passeio pode avistar diversas especies que habitam as matas e o oceano, assim como no rio e manguezal.

Um Passeio totalmente voltado para os apaixonados pela natureza e explicado pelos guias que acompanham os grupos durante o passeio o tão prejudicando esta sendo o desmatamento ate os dias de hoje e a conscientização que devemos ter para manter a natureza viva.

Em parceria com a TAIPE TURISMO RECEPTIVO de Porto Seguro BA, preparamos esse vídeo para você!

O que achou de Porto Seguro ?
Você já conhecia ?

Deixe seu comentário e compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *